Find Property:

História da Empresa

Em 25 de Março de 1988, três jovens Engenheiros Civis e docentes da FEUP, José Amorim Faria, Hipólito de Sousa e Rui Calejo, fundaram a SOPSEC. Numa altura onde as necessidades em construção do país eram enormes, o projeto empresarial procurava diferenciar-se por uma criação de valor baseada na competência, especialização e postura face aos Clientes. O projeto germinou, consolidou-se e cresceu em dimensão e serviços, mantendo-se até hoje os fundadores na Direção.

Nestes 30 anos vários jovens engenheiros começaram a carreira na SOPSEC, abraçaram o projeto e a ele continuam ligados, designadamente Diogo Leite e Vítor Santos que passaram também a ter funções diretivas.

  1. Início Atividade - 4 colaboradores
  2. 1ª mudança de escritório - 6 colaboradores
  3. 2ª mudança de escritório - 21 colaboradores
  4. mudança para escritório atual - 40 colaboradores
  5. Certificação ISO 9001
  6.  Internacionalização para Angola
  7. Escritório Lisboa
  8. Passagem a Sociedade Anónima - 70 colaboradores
  9. Introdução do BIM
  10. SOPSEC Açores
  11. Escritório na Argélia
  12. 30º aniversário - 100 colaboradores

Descrição da Atividade

A SOPSEC, Sociedade de Prestação de Serviços de Engenharia Civil, S.A. foi fundada em 25 de Março de 1988 por José Amorim Faria, Hipólito de Sousa e Rui Calejo.

A SOPSEC é uma empresa de consultoria especializada, atuando de forma exclusiva e independente na fileira da construção, desde as etapas iniciais de montagem de operações, estabelecimento do programa e análise de viabilidade até à fase de operação, manutenção e desmantelamento. Presta serviços complexos a Clientes nacionais e Internacionais no domínio da consultoria, elaboração de projetos, gestão e fiscalização de obras, em contexto nacional e internacional.

Para realizar a sua atividade a SOPSEC dispõe de recursos humanos experientes com vários perfis e competências, bem como modernos meios materiais, designadamente informáticos, software e laboratoriais, particularmente no domínio acústico. A SOPSEC tem nos seus quadros colaboradores que se expressam tecnicamente em várias línguas, com capacidade de coordenar projetos complexos e atuar em contextos multiculturais. Os técnicos da SOPSEC estão habituados a trabalhar em equipas alargadas, com contextos técnicos, económicos e de prazos desafiantes. A SOPSEC tem um conjunto de parceiros com quem está habituada a trabalhar, seja para alargar o leque de serviços, ou para aumentar a capacidade de resposta.

A SOPSEC fomenta a formação, inovação e divulgação cientifica, através de relações estreitas com o meio académico, apoio trabalhos de I&D, teses de mestrado e Doutoramento em contexto empresarial, bem como publicação de artigos.

A SOPSEC está particularmente atenta às evoluções do seu tempo, participando das interrogações contemporâneas. Por isso, nos seus serviços, pondera a especialização de aspetos de natureza ambiental, económica e de ciclo de vida, num quadro de diálogo permanente e concretizador com os demais intervenientes nos processos, particularmente com os seus Clientes, visando aportar valor e ganhos em qualidade de vida.

PAÍSES

Onde trabalhamos

A SOPSEC, além de Portugal, está presente em várias partes do Mundo, prestando serviços, onde de forma planeada, considera estratégico estar presente, ou sempre que os seus Clientes ou parceiros a desafiam a ajudar a criar valor.

Direção

CEO – Administrador

José Amorim Faria

Eng. Civil, Doutor Eng. Civil, Eng. Sénior, Especialista em Estruturas

Administrador

Hipólito Sousa

Eng. Civil, Doutor Eng. Civil, Eng. Sénior, Especialista em Estruturas

Administrador

Rui Calejo

Eng. Civil, Doutor Eng. Civil, Especialista em Acústica

Director

Vitor Santos

Eng. Civil, Eng. Sénior

Director

Diogo Leite

Eng. Civil, Eng. Sénior

Director

Cristina Faria

Eng. Civil

Qualificações

SOPSEC Qualificações | Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade
SOPSEC Qualificações | GESTOR GERAL DA QUALIDADE (LNEC)
Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade

A SOPSEC implementou, a partir de Agosto de 2001, o Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com o referencial ISO 9001, sendo certificada desde 22 de Outubro de 2002. O presente âmbito da certificação é: “Consultoria, Coordenação e Elaboração de Projectos de Engenharia. Gestão, Fiscalização, Coordenação de Segurança e Gestão Ambiental em Empreendimentos. Avaliação dos Aspectos Ambientais em fase de Projecto” e aplica-se à Sede da SOPSEC e à Delegação Lisboa.

Gestor Geral da Qualidade (LNEC)

A SOPSEC é, desde Outubro de 2003, certificada pela Comissão da Marca de Qualidade do LNEC como Gestor Geral da Qualidade para os seguintes tipos de obras: Edifícios e Património Construído; Vias de Comunicação, Obras de Urbanização e Outras Infra-estruturas; Obras Hidráulicas.

SOPSEC Qualificações | APOGEP/IPMA
SOPSEC Qualificações | APPC
SOPSEC Qualificações | AGÊNCIA PORTUGUESA DE AMBIENTE

Política da Qualidade

Missão

Prestar serviços de elevada especialização na fileira da construção, criando valor para a organização através de parcerias duradouras, garantindo a Satisfação dos Clientes.

Visão

  • Situar-se entre as empresas nacionais líder nos serviços de engenharia, com níveis crescentes de internacionalização;
  • Procurar, com uma aposta forte na I&D&I, ser pioneira em novas áreas de negócio, incluindo a área de ensaios acústicos, imune a pressões e com total imparcialidade face às demais áreas de trabalho;
  • Melhorar continuamente e aumentar a eficácia do seu SGQ, valorizando as preocupações éticas, de segurança, saúde e ambiente.
  • Preparar a empresa para resistir melhor aos Ciclos Económicos.

Valores

  • Envolver os colaboradores da empresa na definição estratégica e na sua monitorização;
  • Motivar e envolver os colaboradores através do SGQ e da existência de mecanismos de progressão e reconhecimento de mérito;
  • Apostar na formação para melhorar competências e alcançar os objetivos estratégicos.

Sustentabilidade

Consciente da importância e responsabilidade da Construção, a SOPSEC adota e trabalha na implementação constante das preocupações contemporâneas de Sustentabilidade.

Exercendo a sua atividade em diversas áreas alargadas da Engenharia e Construção, a SOPSEC contacta com as áreas Ambientais, Económicas e Sociais, incorporando estas questões no seu trabalho quotidiano, fomentando internamente a sua prática e dando resposta às necessidades dos Clientes mais exigentes. Desta visão resulta um trabalho que assegura de forma equilibrada:

  • a poupança, otimização e gestão inteligente de recursos materiais, energéticos e económicos;
  • a preservação do meio ambiente e do património edificado;
  • a versatilidade e adaptabilidade das soluções no tempo;
  • a resposta às necessidades de cada caso particular.

As equipas SOPSEC, para além das componentes técnicas da Engenharia, têm forte motivação para a Construção Sustentável. Os principais vetores dos serviços com ligação à Sustentabilidade são:

  • Gestão de água nos edifícios;
  • Gestão de resíduos;
  • Eficiência e certificação energética de edifícios;
  • Engenharia de Fachadas – performance térmica e acústica dos edifícios;
  • Facility management;
  • Análise do Ciclo de Vida e avaliação de custos de utilização e manutenção;
  • Estudos ambientais em fase de programa base;
  • Eco-eficiência dos materiais;
  • Qualidade do ar;
  • Sistemas de certificação ambiental do ambiente construído.