História da Empresa
Em 25 de Março de 1988, três engenheiros civis e docentes da FEUP, José Amorim Faria, Hipólito de Sousa e Rui Calejo, fundaram a SOPSEC. Desde então, vários engenheiros em início de carreira abraçaram este projeto, designadamente os diretores Diogo Leite e Vítor Santos.
A SOPSEC conta, há vários anos, com mais de uma centena de colaboradores, diferenciando-se pela competência técnica, especialização, ética e dedicação ao cliente. Decorridas mais de três décadas de existência, posiciona-se entre as empresas nacionais líderes nos serviços de engenharia.
Descrição da Atividade
A SOPSEC é uma empresa de consultoria especializada, atuando de forma exclusiva e independente na fileira da construção, desde as etapas iniciais de montagem das operações, programa e análise de viabilidade, até à fase de operação, manutenção e desmantelamento. Presta serviços complexos no domínio da consultoria, elaboração de projetos, gestão e fiscalização de obras, em contexto nacional e internacional.
Focada na excelência, a SOPSEC tem ao seu dispor uma equipa experiente, dinâmica e multifacetada, apta a coordenar projetos exigentes, em circunstâncias desafiantes e ambientes multiculturais. Emprega recursos materiais modernos e avançados, designadamente tecnológicos e laboratoriais, sobretudo no domínio acústico. Conta ainda com um conjunto estável de parceiros estratégicos, por forma a adequar a sua capacidade de resposta às especificidades do mercado.
Atenta em permanência às evoluções do seu tempo, a SOPSEC fomenta a formação, inovação e divulgação cientifica, através de relações estreitas com o meio académico, e participa das interrogações contemporâneas. Nos seus serviços pondera continuamente aspetos de natureza ambiental, económica e de ciclo de vida, num diálogo estreito com os demais intervenientes nos processos, em especial os seus clientes, visando aportar valor e benefícios em qualidade de vida.
Onde Trabalhamos
A SOPSEC presta serviços em várias partes do mundo, quando considera estratégico estar presente ou sempre que os seus clientes ou parceiros a desafiam a participar na criação de valor.
Direção
CEO - Administrador
FISCALIZAÇÃO E COORDENAÇÃO DE SEGURANÇA > Eng.º Civil / Doutor Eng.º Civil / Eng.º Sénior / Especialista em Estruturas
Administrador
PROJETOS DE ENGENHARIA > Eng.º Civil / Doutor Eng.º Civil / Eng.º Conselheiro / Especialista em Estruturas
Administrador
ACÚSTICA / AMBIENTE / SCI > Eng.º Civil / Doutor Eng.º Civil / Especialista em Acústica
Diretor
FISCALIZAÇÃO E COORDENAÇÃO DE SEGURANÇA > Eng.º Civil / Eng.º Sénior
Diretor
PROJETOS DE ENGENHARIA > Eng.º Civil / Eng.º Sénior
Diretor
SERVIÇOS GERAIS > Eng.ª Civil
Certificações
Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade
A SOPSEC implementou, a partir de Agosto de 2001, o Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com o referencial ISO 9001, sendo certificada desde 22 de Outubro de 2002. O presente âmbito da certificação é: “Consultoria, Coordenação e Elaboração de Projetos de Engenharia. Gestão, Fiscalização, Coordenação de Segurança e Gestão Ambiental em Empreendimentos. Avaliação dos Aspetos Ambientais em fase de Projeto. Ensaios de Acústica” e aplica-se à Sede da SOPSEC e à Delegação Lisboa.
Gestor Geral da Qualidade (LNEC)
A SOPSEC é, desde Outubro de 2003, certificada pela Comissão da Marca de Qualidade do LNEC como Gestor Geral da Qualidade para os seguintes tipos de obras: Edifícios e Património Construído; Vias de Comunicação, Obras de Urbanização e Outras Infra-estruturas; Obras Hidráulicas.
Política da Qualidade
Missão
Prestar serviços de elevada especialização na fileira da construção, criando valor para a organização através de parcerias duradouras, garantindo a Satisfação dos Clientes.
Visão
- Situar-se entre as empresas nacionais líderes nos serviços de engenharia;
- Através duma aposta na I&D&I, reforçar a melhoria dos processos internos, diversificar e ser pioneira em novas áreas de negócio – energia, sustentabilidade, caracterização experimental,
designadamente ensaios acústicos – imune a pressões e com total imparcialidade face às demais áreas de trabalho; - Melhorar continuamente e aumentar a eficácia do seu SGQ, valorizando as preocupações éticas, de segurança, saúde e ambiente;
- Preparar a empresa para resistir melhor aos Ciclos Económicos, tirando partido para o efeito da internacionalização;
Valores
- Envolver os colaboradores da empresa na definição estratégica e na sua monitorização;
- Motivar e envolver os colaboradores através do SGQ e da existência de mecanismos de progressão e reconhecimento de mérito;
- Apostar na formação para melhorar competências e alcançar os objetivos estratégicos.